instituto panapaná

Porque Apoiar o Instituto Panapaná

Apoiar o Instituto Panapaná

Somos uma Social Tech focadas em educação

O Instituto Panapaná é uma organização que atua como Social Tech, ou seja, utiliza a tecnologia para causar impacto social positivo e equitativo. Essa abordagem tem ganhado destaque nos dias atuais, tornando-se ainda mais importante influenciar e acelerar processos sociais para o bem da sociedade. As soluções desenvolvidas pelas Social Tech devem ser simples, de fácil aplicabilidade e atender demandas essenciais, como alimentação, água, saúde, educação, energia, entre outras.

As startups e empresas que atuam como Social Tech visam trazer praticidade para a rotina das pessoas, otimizando a resolução de impasses e desafios que afetam a qualidade de vida e trabalho. É importante ressaltar que a tecnologia social é desenvolvida de forma específica para cada camada da sociedade, devido às suas condições específicas e desafios distintos. Por outro lado, as políticas públicas são destinadas a toda a população e são definidas pelo governo para assegurar os direitos contidos na Constituição.

As tecnologias sociais podem ser divididas em dois níveis: as tecnologias sociais físicas e as tecnologias sociais digitais. As primeiras têm impacto social de amplo alcance e não necessitam de grandes equipamentos ou recursos. Já as tecnologias sociais digitais utilizam a internet e a popularização dos smartphones para criar plataformas, softwares e ferramentas online para impactar comunidades e trabalhar a conscientização. O objetivo principal das Social Tech é utilizar a tecnologia para solucionar problemas sociais e, assim, produzir um impacto social positivo e equitativo.

Sim, há diferença entre tecnologias sociais e políticas públicas.

Sim, há diferença entre tecnologias sociais e políticas públicas. Embora o trabalho das tecnologias sociais possa ter alguns pontos semelhantes às políticas públicas, a maneira de causar impacto social é diferente. As tecnologias sociais são desenvolvidas de forma específica para cada camada da sociedade, considerando suas condições particulares, que nem sempre são semelhantes. Isso não significa que as tecnologias sociais atendam apenas aos países pobres ou subdesenvolvidos, pois os países desenvolvidos também enfrentam impasses e desafios.

A abordagem das tecnologias sociais representa uma análise mais profunda do modelo convencional de desenvolvimento tecnológico, que nem sempre está disponível para todos os que precisam, em diferentes níveis de realidade. O objetivo é ser mais sustentável, solidário, empoderado e participativo, contribuindo para a evolução da sociedade como um todo.

Por outro lado, as políticas públicas visam atender toda a população, independentemente de sexo, cor, raça e religião. São definidas por programas ou conjuntos de ações sociais provenientes do governo para assegurar os direitos contidos na Constituição. Embora as tecnologias sociais e as políticas públicas possam se encontrar em algum momento, elas não são dependentes uma da outra para promover um novo patamar no desenvolvimento da humanidade e do uso e aplicação da tecnologia.

Transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia

A popularização da internet e dos smartphones permitiu que o trabalho remoto.  Hoje, é possível morar no interior do país e trabalhar para uma multinacional no Canadá. 

Nós acreditamos que a educação é a chave para a transformação da sociedade e, por isso, trabalhamos para capacitar jovens e prepará-los para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades.

Por meio da criação de plataformas, softwares e ferramentas online, elas conseguem impactar comunidades, conscientizar coletivamente sobre diversos aspectos e confrontar problemas ao redor do mundo, sejam eles pequenos ou gigantescos, dependendo do nível social e do posicionamento na sociedade.

A proposta do Instituto Panapaná é transformar a sociedade em um lugar mais inclusivo e compartilhar visões similares com outras pessoas, por meio de uma comunicação transparente e do compartilhamento de conhecimento.

Para os empreendedores que se aventuram nessa área, essa é uma oportunidade de enfrentar desafios, avaliar seu potencial e superar barreiras. Afinal, é fato que eles também se beneficiarão com a solução que criam, pois fazem parte do mundo em que vivemos.

Por fim, apoiar o Instituto Panapaná é uma forma de contribuir para um futuro melhor para o país. Ao investir em educação e capacitação profissional, estamos criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento social e econômico, onde jovens capacitados poderão empreender e criar novos negócios, gerando empregos e renda para suas regiões.

Quer saber mais como apoiar nosso projeto? Acesse esse link ou fale conosco. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Recent Posts
Follow Us
INSCRICOES-ABERTAS

Dê um play no seu futuro

Logo-Alagoas-Tech-Horizontal